Blog

Bem Estar carol-academia-animale-capa1

Quais são os Principais Benefícios de Atividade Física?

Publicado em 16 de agosto de 2018

“ Quais são os Benefícios da Atividade Física para nossa vida? ”.

A prática regular de exercícios físicos ao longo da vida é acompanhada de vários benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Atualmente a maioria das pessoas busca realizarem essas atividades em academias, porém é fundamental estar atento a qualidade das aulas e se elas são ministradas por profissionais habilitados.

A atividade física é importante para a melhora da força e do tônus muscular de qualquer pessoa, também há o ganho de flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. Também ela auxilia na perda de peso e na diminuição da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial, melhora do diabetes, diminuição do colesterol.

Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substancias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problema e com o estresse. Alem disso, auxilia na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da autoestima e, consequentemente no tratamento da depressão.

A Atividade física em crianças e jovens é importante na aquisição de habilidades psicomotoras e para o desenvolvimento intelectual, alem de favorecer um melhor desempenho escolar e de convívio social.

Nos adultos, a sua maior importância é a prevenção de doenças provenientes do sedentarismo, alem de preparar o organismo para a fase posterior, ou seja, do idoso.

Na terceira idade, a falta de aptidão física e a capacidade funcional pobre são umas das principais causas de baixa qualidade de vida. Com o avanço da idade, há uma redução na capacidade cardiovascular, na massa muscular, na forca e flexibilidade musculares, sendo que esses efeitos são potencializados pela falta de exercícios.

Pesquisas indicam que todas em todas as faixas etárias há benefícios com prática de atividade física regular, pois ela promove mudanças corporais, melhora a auto-estima, a autoconfiança e a afetividade, aumentando a socialização. Por isso, a correta instrução na hora de realizar os exercícios e de fundamental importância, uma vez que cada fase da vida possui uma prioridade e forma para a obtenção de resultados.

Dietas ou Exercícios ? Voltar ao blog

Deixe um comentário

*


Obrigado por comentar!